Peter
Drucker, considerado o ‘papa’ da administração, diz que só existem duas coisas
importantes numa empresa: área comercial e inovação. O resto, para ele, é
custo. Vamos colocar as coisas claramente. Marketing não é apenas a área que
cuida de Propaganda e Marketing, mas uma filosofia que tem de ser praticada por
todos na empresa, do porteiro ao presidente. E inovar não é simplesmente fazer
mudanças – é muito mais que isso. Inovar é mudar para melhor, o que envolve criatividade,
que é a arte de resolver problemas, conhecimento, talento, vontade, mente
aberta, coragem para assumir riscos e muitas coisas mais.
As
boas empresas estão sempre preocupadas em inovar. Este é o caminho certo para
grandes vitórias. Nessas organizações, as pessoas são muito mais importantes do
que os produtos. Sua responsabilidade social as leva a aprimorar constantemente
o pessoal de todas as áreas, especialmente a de Vendas. Isso é lucrativo para a
empresa? Certamente que sim, pois pessoas mais capazes têm maior produtividade e
dão melhores resultados, o que é importante, principalmente para o
representante de Vendas. Para aumentar o poder de inovar, uma boa maneira é
fazer um brainstorm, procurando
sempre por opções diferentes e inovadoras.
Com
bons programas de inovação em gerenciamento, os representantes recebem suporte
para se capacitar melhor, crescendo pessoal e profissionalmente. Isso vale para
toda a vida, mesmo que você mude de empresa. Já dizia Oliver Wendell Holmes: “A
mente humana, uma vez ampliada por uma nova ideia, nunca mais volta ao seu
tamanho original”. Verdade absoluta!
Imagine
que você entrou no elevador e deu de cara com o seu cliente, exatamente aquele
que nunca tem tempo para recebê-lo. E aí, o que você faz?
1) Bate um papo informal com ele?
2) Insiste em marcar uma visita?
3) Percebe que aquela é uma oportunidade ímpar e decide
fazer o melhor uso daqueles dois ou três minutos para fechar uma venda?
O
bom vendedor é o que opta, sem titubear, pela terceira alternativa e parte para
a venda. Mas de nada adianta ter a iniciativa e pensar corretamente se você não
estiver preparado para agir. Lembre-se de conversas que tivemos anteriormente,
sobre a importância de ter sempre uma boa apresentação resumida na pasta, na
qual os pontos principais aparecem em destaque.
E
ir direto ao ponto com um breve quebra-gelo, explanação dos benefícios e um bom
fechamento. É tudo que você precisa!
Reforço
que é preciso estar sempre preparado para uma venda. Sempre, mesmo. A situação
que expus aqui considera o encontro rápido no elevador, mas isso pode acontecer
em qualquer outro lugar. E, igualmente, você deve aproveitar todas as
oportunidades de forma adequada. Você pode estar com a família num parque em
pleno domingo de manhã e, de repente, cruzar com um cliente importante.
Obviamente, não será pertinente lançar mão de investidas comerciais e apresentações
formais, mas se você for habilidoso o suficiente, saberá aproveitar a ocasião
para deixar as mensagens mais importantes que lhe ajudarão a concretizar um bom
negócio em breve.
Inovação
deve ser parte intrínsica da companhia – tudo tem que ser feito de forma
inovadora, como a venda no elevador. O vendedor vai sempre seguir a cultura da
empresa e os resultados serão o aumento da inovação.
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