segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Inteligência Emocional

Inteligência emocional é a capacidade de lidar adequadamente com as emoções que envolvem as relações pessoais e interpessoais. Para entendermos melhor, vamos falar um pouco sobre o cérebro humano, que é dividido em dois hemisférios: esquerdo e direito, que são responsáveis por diferentes formas de pensamentos. O lado esquerdo lida com a fala, a linguagem, escrita, lógica, matemática, ciência. É também este lado que comanda o lado direito do corpo, como, por exemplo, a sensibilidade da mão direita.

O lado direito, por sua vez, lida com o pensamento criativo, construção espacial,  fantasia, arte, abstrato, música, além de controlar o lado esquerdo do corpo. Se uma pessoa sofre um derrame cerebral devido a um coágulo no lado esquerdo do cérebro, vai perder a sensibilidade e os movimentos do lado direito do corpo. Em geral, as pessoas que utilizam mais o lado esquerdo do cérebro tendem a ter um estilo mais racional de pensamento, enquanto as que pensam mais com o lado direito são mais emotivas. As pessoas podem ter uma predominância por um dos lados, mas não existem cérebros com apenas um hemisfério.

Pessoas que pensam mais com o lado esquerdo do cérebro tendem a ser mais analíticas, lógicas e utilizam muito a razão. Procuram lidar com coisas tangíveis, símbolos, palavras e números. Preferem a objetividade ao invés da subjetividade. Já os que pensam mais com o lado direito possuem um estilo mais emocional, como já foi dito, e tendem a ser holísticas, impressionistas e abstratas. No processo decisório, atribuem aos sentimentos um valor importante, fazem grande uso de metáforas, imagens e narrações. Por prestarem muita atenção a sinais, lidam bem com uma comunicação não verbal. Durante o processo de crescimento, no entanto, desaprendemos muitas das habilidades do cérebro direito.



Hemisfério Esquerdo
Hemisfério Direito
Cognição
Emoção
Analítico
Intuitivo
Lógico
Sentir-se bem
Números
Metáforas
Palavras
Imagens
Símbolos
Narrações
Processo lento de informação
Processo rápido de informação
Comentários específicos
Comentários generalistas



Na época da escola, eu não era um bom estudante, talvez por falta de maturidade e interesse. Preocupava-me mais em jogar bola do que estudar. Pertencia à turma do fundão da classe – sentava na última fileira e adorava aprontar. Não posso deixar de me lembrar do Alfredo, o melhor aluno da escola, com um QI (Quociente de inteligência) altíssimo. Tinha também o Sérgio, talvez o pior aluno da escola. Vários anos depois, aproximadamente 25 anos, para ser mais preciso, nos encontramos numa reunião de ex-alunos do colégio. Qual não foi a minha surpresa ao saber que o Sérgio tinha se tornado um empresário muito bem-sucedido. Já o Alfredo havia fracassado profissionalmente e estava desempregado.

Uso este exemplo porque demonstra claramente que não basta ser uma pessoa inteligente, com um QI alto. É indispensável ter também inteligência emocional! O Sérgio, apesar de ser um aluno com baixo rendimento acadêmico, relacionava-se muito bem com todos. Era extremamente simpático, agradável, otimista. Até mesmo os professores gostavam dele. Constantemente, era escolhido como representante da classe e porta- voz da turma, comprovando que a sua inteligencia emocional sempre foi muito alta.

Três são os componentes principais da Inteligência Emocional:

1-    Conhecer as próprias emoções.

2-    Aprender a controlar essas emoções.

3-    Reconhecer e lidar com as emoções alheias.



Existem também subcomponentes da Inteligência Emocional, que são:

1-    Escutar atentamente.

2-    Captar a comunicação não verbal.

3-    Entender o amplo espectro das emoções.



Prestar atenção na comunicação não verbal é, talvez, a parte mais importante neste tipo de inteligência. Na minha opinião, pessoas com alta inteligência emocional têm facilidade de criar fortes relacionamentos interpessoais,  são melhores em se automotivar e motivar os outros,  são mais proativas, inovadoras e criativas, e são melhores líderes. Além disso, respondem bem sob pressão, lidam melhor com mudanças e estão sempre bem com elas mesmas.


Nenhum comentário: