segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Segredos


Com mais de 20 anos de experiência em negócios, cheguei à conclusão de que a diferença entre sucesso e fracasso não está em como você se veste, como você se apresenta ou mesmo como você foi educado. Está na forma como você pensa. A importância de pensar positivamente é fundamental, mas sou o primeiro a admitir que isto não é fácil. A maioria das pessoas quer ser positiva, pois é vantajoso ter um aspecto bom, alegre e iluminado. As portas se abrem para os otimistas, porque eles fazem amigos com facilidade e são respeitados por todos. Sabem conquistar clientes leais, fecham negócios com tranqüilidade e todo mundo quer ser como eles.

Sucesso tem tudo a ver com persistência. Quando iniciei minha gestão em uma empresa que estava começando, hoje bem-sucedida, posso dizer que passei por situações difíceis muito próximas da falência. Por várias vezes, ouvi pessoas dizerem:  Desista enquanto é tempo, procure outra empresa”. Enfim, ouvi muitas palavras negativas nos momentos em que mais necessitava de apoio e de energia positiva. Fico contente por nunca ter dado ouvido a esses pessimistas e de nunca ter desistido. Assim como na vida, quando temos problemas, situações difíceis, devemos sempre responder positivamente, recusando entrar em pânico, desanimar e sempre manter-se confiante.  Os problemas que insistem em nos enterrar podem, muitas vezes, ser a nossa tábua da salvação.

É como a história de um fazendeiro que caiu com o seu cavalo em uma valeta profunda. Por mais que tentasse e se esforçasse, não conseguia tirar o cavalo de lá. Assim foi, até que desistiu e resolveu sacrificar o cavalo. Começou jogando terra em cima dele, para enterrá-lo, mas, quanto mais terra jogava, mais o animal se agitava, lançando a terra para o fundo da vala. O animal tanto fez que acabou saindo. Sabe como? A terra jogada sobre ele funcionou como um elevador. O que era problema tornou-se uma solução.

Todo vendedor almeja o sucesso, mas é muito importante saber claramente o que isso significa, pois a definição de sucesso varia muito de pessoa para pessoa.

Vamos a uma outra história. Havia um vendedor que tinha por objetivo ter um milhão de reais na conta bancária. Depois de muitos anos de trabalho duro, finalmente atingiu o objetivo, mas pagou um preço alto demais. A esposa o abandonou, o filho se viciou em drogas... De que adiantou esse dinheiro todo? Sucesso, para mim, é ter uma vida completa, poder olhar para trás com um sorriso, sabendo que muitos dos meus sonhos se realizaram e que fiz alguma diferença na vida dos outros.

E como alcançar isso?

·        Procure saber a razão da sua existência.

·        Estabeleça metas claras e definidas.

·        Persista quando a adversidade ocorrer. E ocorrerá.

·        Aprenda a assumir riscos e aceite mudanças.

·        Mantenha a bondade sempre no seu coração.

·        Ame e seja amado.

·        Faça a diferença sempre, onde quer que seja e sempre que puder.

Nenhum comentário: